Terceirização e sustentabilidade: como funciona na prática
Atualmente, mostra-se cada vez mais necessário que empresas de todos os ramos prezem e adotem práticas e valores efetivamente sustentáveis.
Ter responsabilidade ambiental e social para com o planeta é um dever de todos, e cabe às organizações reiteradamente gerir e atualizar os seus recursos, processos e atividades de modo que provoquem menos impacto negativo ao meio ambiente, à natureza e às populações.
Na última década, inclusive, vem sendo comprovado que as empresas que buscam por soluções mais ecológicas em muito otimizam e modernizam os seus serviços e a sua estrutura interna, bem como saem ganhando em reputação e competitividade na sua área de atuação.
Por outro lado, ainda há, em toda parte, instituições que insistem em velhos hábitos e procedimentos, completamente contrários e prejudiciais ao equilíbrio e à preservação ambiental.
A sustentabilidade no âmbito dos facilities
Ao contrário de muitas falácias e más disposições de certos grupos, a sustentabilidade é algo acessível e possível aos pequenos e aos grandes negócios.
Nesse ínterim, a terceirização é a melhor saída para aqueles que preocupam-se em aderir a uma política estrutural e laboral mais respeitosa ao meio ambiente. Do contrário, iniciativas e tentativas de gerir internamente certas demandas poderão gerar, equivocadamente, mais danos e ações desfavoráveis aos ideais de sustentabilidade da sua empresa.
Vamos a um exemplo: imagine que um prédio residencial necessita de cuidados no jardim. Para tal, o síndico, com a intenção de economizar, toma as rédeas de utilizar fertilizantes não recomendados e realiza um esquema de rega exagerado ou insuficiente. Em pouco tempo, será preciso “consertar” os erros: eliminar ou restituir a natureza danificada com o mau fertilizante e gastar mais água para acertar a dose necessária ao jardim local.
Um serviço especializado em jardinagem, de outro modo, saberá desde o começo quais os melhores químicos, sistemas de rega e demais técnicas são os mais adequados para aquele jardim, evitando destruição e desperdício.
Outros exemplos
De maneira semelhante ao que acontece na jardinagem, também os serviços especializados em limpeza e conservação se preocuparão com o uso de produtos e materiais biodegradáveis, com a separação e reciclagem correta do lixo e práticas mais brandas de asseio.
Assim também poderá ser nos serviços de manutenção, com as empresas que optem por intervenções, peças e equipamentos menos agressivos ao meio ambiente.
Na área da segurança, também é possível recorrer a dispositivos que consumam menos energia, por exemplo, na escolha da iluminação de emergência/segurança, nos veículos econômicos para a realização de rondas etc.
A preocupação com o meio ambiente também se faz presente em vários outros serviços, cabendo a cada setor adotar melhores soluções.
Selo verde e qualidade ambiental
As empresas que efetivamente aderem a práticas e modelos sustentáveis recebem, eventualmente, os chamados selos verdes ou obtêm, nos seus produtos, o símbolo de qualidade ambiental. Por isso, antes de contratar qualquer serviço, é importante ter atenção a esses fatores e procurar saber diretamente com as empresas quais as suas relações com a sustentabilidade e as práticas ecológicas.
Conte com a Acaz
O Grupo Acaz encontra-se à disposição para auxiliar com serviços e soluções favoráveis à sustentabilidade e ao meio ambiente. Trabalhamos de maneira personalizada, de acordo com as demandas e condições de cada cliente. Entre imediatamente em contato!